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quinta-feira, 28 de julho de 2011

Como ser uma boa artesã e ganhar dinheiro com isto.



1 - CARTÃO DE VISITAS
Façam cartão de visita, isto é muito importante, pois dá um ar de seriedade no seu trabalho. Pode ser artesanal, feito à mão, em casa ou podem ser impressos em gráficas ou em copiadoras.

2 - MARCA E LOGOTIPO
Criem um nome pra sua arte ou logotipo e coloquem nas peças , imprimindo em sulfite mesmo e colando nas embalagens, tem de ter seu telefone e/ou e-mail e endereços virtuais. Se puder ser adesivo melhor.

3- CADASTRANDO CLIENTES
Tenham o hábito de cadastrar clientes, pedindo nome, telefone, celular e-mail, informem ser para cadastro e convites futuros de divulgação de novas peças. Isso pode ser feito pessoalmente, na visitação de amigas, clientes em casa, eventos de rua ou mesmo pela internet.

4 – EMBALAGENS
Precisarão de embalagem, papéis de presente, fitas, durex e até sacolinhas plásticas, aquelas bem baratinhas, pois isso faz toda diferença na hora de entregar a peça à cliente, um charme e delicadeza que vão oferecer. Se forem de papel, poderão personalizar, usando moldes vazados.

5- CATALOGANDO PEÇAS
Quando fizerem seu catálogo, que pode ser de diversas formas, impresso em copiadora, fotos coladas, enfim, da forma mais agradável possível, tenham o cuidado de catalogar medidas, proporções das peças, material usado, enfim, tudo que considerarem importante e pertinente à criação. Este catálogo deverá ser mostrado quando visitarem clientes, mas nunca ser deixado em mãos dele, porque pode sumir ou porque as idéias podem ser copiadas por espertinhos. Levem portanto, consigo, mostrem e tragam de volta.
Fotografem e relacionem as peças que estiverem montando e mantenham em mãos, pode ser no computador ou mesmo num caderninho escrito à mão, assim terão controle do que foi produzido, o preço que colocou, no caso de ter encomendas e esquecer do preço avaliado anteriormente.

6 - MONTANDO SEU CATÁLOGO
Para montar um catálogo, pode ser de diversas formas, veja a que mais se adequa as suas próprias necessidades:
1. Pode ser impresso ou digital, melhor ainda nas duas versões
2. Para montar o impresso, você terá de fotografar as peças que tem a venda. Se forem fotos com câmera analógica, as que tem de revelar, pode colar numa folha de sulfite ou outro papel mais firme, tipo vergê, mais encorpado e mais apresentável também.
3. Se forem fotos digitais, as que não precisa revelar, já monte o catálogo direto no computador.
4. Faça um rascunho com o título, os nomes das peças, para que o cliente possa identifica-las no pedido, se preferir, apenas um código em número, porém nunca comece com o número 1, faz parecer que é mesmo o primeiro trabalho e fica amador demais, catalogue por exemplo com iniciais do seu nome, por exemplo no meu caso, faria com o primeiro trabalho LD0011 (LUANA DEBORAH - trabalho 11) como vê já começaria pelo 11...
5. Rascunhe então o título ou o código de cada produto, num caderno ou folhas avulsas. Coloque a descrição da peça (opcional) com medidas ou cores, ou diversos formatos a oferecer.


6. Digite tudo isso no PC, espaçando entre um título ou código e outro, para que cole as fotos.
7. Depois de digitado, confira para ver se não tem erros de português, imprima e cole as fotos.
8. Coloque as folhas em sacos plásticos separadamente e depois numa pasta.
Este catálogo leva consigo toda vez que for visitar um cliente, para não ter de ficar levando diversas peças, porém é interessante que leve pelo menos uma peça, para que conheça o tipo de acabamento que você faz.
9. Se a foto for digital, estará já nos seus arquivos no PC. Diagrame, portanto, os tópicos de cada trabalho e transfira a imagem do programa de fotos, para o de texto, que é onde deverá estar montando o documento.
10. A montagem mais simples é no word e as fotos poderão estar no photoshop por exemplo.
11. Depois deste documento montado, proceda da mesma forma que o primeiro, imprima e coloque em pasta com plástico.
12. Não coloque preço diretamente nos tópicos das fotos, faça uma lista, uma tabela de preços separada e a coloque no final da pasta. Isto facilitará a atualização, apenas desta folha, no decorrer dos meses, caso seja necessário alterar preço.
13. No caso de peças vendidas, pode incluir na pasta sem problemas, pois é interessante que o cliente perceba que já vendeu algo. Não monte, portanto, uma pasta apenas com as peças à venda, é legal que o cliente fique com vontade de ter uma peça já vendida, é até natural que ele goste mais da que não pode mais ter...rs, coisas da vida. No entanto, nada impede que você venha a pegar encomenda desta peça, não sei como você trabalha, mas se não for o caso, apenas a mantenha para que o cliente possa conhecer uma gama maior de peças que produz.
14.No caso de catálogo digital, que já mencionei, é só gravar o documento em CD, e este, todo formatado em folhas digitalizadas, pois, poderá presentear clientes promissores como lojas, com este catálogo virtual.
15. Não esqueça de colocar no catálogo, suas referências pessoais, como e-mail, fotoblogs, websites se as tiver, senão apenas um telefone de contato para pedidos já é o bastante.
16 Interessante que tenha em mãos sempre, cartões de visita. Se tiver atelier, que conste o endereço, senão, apenas seu nome, sua arte e seu telefone e/ou e-mail para que o cliente a encontre com facilidade.
17 Estes cartões poderão ser artesanais mesmo, escritos à mão, acho até mais charmoso.
18 Quando visitar o cliente, mostre o catálogo da pasta, mas não deixe lá em poder do mesmo, apenas mostre e entregue cartão de visita. Se tiver o cd, entregue, senão, não deixe a pasta, pois é seu catálogo pessoal e intransferível.

7 – COMO COBRAR
Aprendi que a peça deve ter preço final, 2 vezes em cima do gasto, por exemplo, se gastaram R$ 1,50 de material, a peça tem de ser vendida por R$ 4,50, porque?
R$ 1,50 é o material gasto
R$ 1.50 é pela mão de obra
R$ 1,50 é o lucro
Mas claro que se o valor final ficar muito alto, abaixem, mas não muito, lembrando que abaixando, estarão desvalorizando seu trabalho de mão de obra.
Encontrei dicas neste site: http://www.acessa.com/mulher/arquivo/artesanato/2004/03/05-preco/

8 – VALORIZAÇÃO DO PROFISSIONAL
Tem de lembrar que respeito pelo profissionalismo é algo impagável, então tem de fazer por merecer. Se numa encomenda o preço oferecido for x e a pessoa achar caro, você passa pra z de imediato, vai estar mostrando que pode fazer por menos e que estava tentando ganhar mais, então negocie o parcelamento primeiro, ofereça segurar cheque para 15 dias, se mesmo assim não conseguir convencer, então oferece pelo preço z, mas informe que tem de ser à vista, porque tem muita gente espertinha, que percebe nossa vulnerabilidade e se aproveita da situação.

9 – DIVULGAÇÃO
Divulgue sempre seus trabalhos, em revistas, jornais, amigos, internet, boca a boca, de todas as formas, e de uma forma elegante, sem incomodar demais, mas sempre deixando que as pessoas não se esqueçam de você e de seus trabalhos.

10 – AUTO-CONFIANÇA
Trabalhe com firmeza, carinho e coragem, acredite no seu potencial, pois se você mesma não acreditar, ninguém mais vai. Não coloque defeitos na sua peça oferecida, se a pessoa perceber um defeito, você até pode assumir, se for real, visto à olho nu, então faz um desconto pelo defeito.
Para sermos respeitadas, primeiro temos que nos respeitar. Sentir pena de nós mesmo é algo imperdoável, coitadinho é filho de rato, que nasce pelado, coitadinho dele, morre de frio....Nós temos pernas, braços, olhos e boca, a maioria pelo menos, mas a maioria tem, então coitadinho é aquele que não faz nada por merecer o pão de cada dia. Se não sabe vender, não tem cara nem coragem, porque eu também não tinha, aprendam, aprendam... tem de aprender, mas podem por exemplo, pagar comissão de 5% a 10% para uma amiga que seja boa vendedora, todo mundo tem uma ou mais, então oferece à ela comissão pra vender suas peças, em eventos que ela mesmo pode proporcionar ou eventos que você se inscreve e ela te representa, é uma saída.
Se o trabalho final não estiver à altura do esperado, refaçam, tantas quantas forem as vezes necessárias. Se faltar inspiração no dia, guarde e tente noutro então.
Me julgo bastante profissional, porque acredito muito em mim e no meu potencial, mas isso não acordou comigo num belo dia de sol, veio se enraizando com o passar dos anos, porque se a gente não se gostar muito, ninguém vai...
As pessoas vêem em vocês, aquilo que vocês demonstram ser, aquilo que vocês passam. Insegurança no mundo comercial, não é legal, faz a gente ficar vulnerável e inferior ao que realmente podemos ser.
Acreditem e invistam, aprendam sempre, dividindo também suas experiências com outras ainda mais novatas, porque além de estarem ajudando, estarão crescendo como pessoas e como profissionais.

11 - PRECAUÇÕES
Somente aceite encomendas se receber metade do dinheiro adiantado. Não faça peças, de forma alguma, antes de receber os 50%, existe muita gente do bem, mas muita gente que não merece consideração.

12 - APRIMORAR CONHECIMENTOS
Vocês deverão sempre se atualizar, conhecer tendências, saber o que está na moda do artesanato, o que se procura mais no exterior. Se puderem façam cursos de especialização, sempre ajuda muito também.
Estejam sempre atenta a novidades, tendências, cores, se informe, a internet é uma grande ajuda, pois assim estará atualizada com preços e o que oferecer de novidade.
As pessoas sempre gostam de novidades, tente então inovar, acrescentar algo novo em peças já conhecidas, isso acaba valorizando você como profissional.

13 - PRAZO DE ENTREGA
Quando for dar um prazo de entrega, sempre acrescente de um a dois dias a mais ou até mais, pois é interessante entregar antes do prazo estipulado, nunca depois.
Não fique se atrapalhando toda e atrasando a encomenda, isso não cai bem e perdem a confiança. Se for preciso, estiquem o prazo, deixe-o maior do que julgam conseguir entregar, pois assim receberão méritos pela entrega adiantada, mas que na verdade era seu prazo real.
Deixar tudo para última hora só vai fazer você se estressar, terminar correndo e nem sempre com ótima qualidade, que sabe pode conseguir com tempo. Deixa a preguiça de lado, trabalhar faz bem para alma, coração e bolso, mesmo que sejam apenas alguns poucos trocados.

14 – HUMILDADE
Peça ajuda sempre que precisar, não se sinta envergonhado, pois humildade é algo que se aprende, nem sempre nascemos com ela. A opinião de outras pessoas, mesmo que sejam críticas, ajudam a gente a crescer como pessoa e como profissional. Mas lembre-se de ser confiante na sua arte, pois isso vai fazer você enquanto trabalha, se conscientizar de que pode sim fazer uma peça linda, mais linda do que a anterior.

15 – ANIVERSARIANTES
Pegar datas de aniversários de clientes é uma delicada forma de lembrar a pessoa que você além de profissional é gente e deseja estreitar laços, pois na vida, de que vale somente dinheiro.

16 – ORGANIZANDO SEU ESPAÇO
Organize suas peças no seu canto, não deixe tudo jogado. Existem diversas formas, depende do seu espaço, podem ser em vidros, caixas, potes, saquinhos, enfim, tudo bem separado, pois a desordem chama o caos e ele vem rapidinho, sem que a gente perceba e deixa a gente perdida sem encontrar o que precisa , na hora que precisa.

17 – SEM DESANIMAR
Nem sempre a gente acerta na primeira, não desanimem, tentem de novo e de novo, sempre com muita disposição, a persistência e a vontade de vencer é que nos impulsiona.

18 – OPINIÃO DE ESTRANGEIROS
O artesanato, apesar de ser produtos que muita gente gosta, ainda é pouco valorizado dentro do nosso país. O estrangeiro admira mais, porque será? Talvez porque os brasileiros, de muitos estados, tem milhares de pessoas que exercem esta função de artesão.. Temos a capacidade de criar com as mãos, muitos de nós, então, talvez por isso não seja tão novidade.

19 - PRESENTEANDO
Presentear pessoas com nossas peças não só é uma forma de carinho profundo, como também uma forma de divulgar nosso trabalho. Não estou falando presentear apenas amigos, mas um gerente de loja, uma pessoas que nos é útil ou que nos ajuda de alguma forma. Além dos presentes com carinho e amizade, procurem ficar de anteninhas ligadas e saber a quem presentear na hora e no momento certo.

20 – GRÁFICOS DE VENDAS
Há períodos no ano de maior venda, cada um deverá perceber seu público alvo e os pontos de venda, fazer um gráfico ajuda muito, gráfico de venda, com valores de um lado e meses do ano do outro, deverão traçar o risco do gráfico de acordo com o valor vendido no mês. Os meses mais promissores são páscoa, dia das mães, dia das crianças, dia dos professores e natal, mas é claro que isso depende muito do tipo de artesanato que vocês oferecem, se for direcionado, isso pode variar muito. Pois, festas por exemplo, existem o ano todo e para elas poderão oferecer desde convites, lembrancinhas, decoração de mesa e salão. Nascimento de crianças também, há muito o que pensar e oferecer, só precisam direcionar sua intenção.

21 – VALORIZANDO OS PRODUTOS
Avaliem os seus produtos, se as vezes as peças prontas pareçam pouco chamativas, apesar do grande trabalho que tiveram para confeccioná-las, podem criar embalagens para acondicioná-las, cestinhas, caixas de papelão, de celulose, algo que valorize a apresentação da simples peça. Podem também fazer kits, juntando diversas peças variadas ou mesmo diversas da mesma. Lembrando que a apresentação da peça final deve ser criteriosa, pois a pessoa que olha, é convencida primeiro por achar bonito, depois pergunta o que é e para que serve.


22 – ORIENTANDO OS CLIENTES
Orientem as pessoas, as vezes elas podem gostar das peças e não saber direito onde colocar ou como usar, ou até para quem dar. Vou exemplificar: Caixinhas decoradas: Você pode guardar bijouterias, etiquetinhas, seus cartões de visita, clips na sua mesa de trabalho ou enchê-las de balas e presentear... vai ver que direcionando o cliente, ele passa a ver suas peças com outros olhos e ajuda a dar idéias..

23 – ORÇAMENTO PLANEJADO
Se for consultada para uma encomenda grande, mais de 6 peças por exemplo, nunca dê o orçamento na hora, de cabeça, peça um tempo pra avaliar, porque as vezes, a nossa ansiedade faz com que a gente orce um valor final abaixo do que realmente necessitaríamos, aí trabalhamos de graça. Avalie com cuidado o material gasto e sua mão de obra.

24 – COMO LIDAR COM AMIGOS
Amigos tendem a adorar nossas peças e nós, como somos todas coração, acabamos presenteando ao invés de vendermos, sei disso por experiência própria, acreditem. Quando comecei a pintar meus quadros, ficava tão encantada com as pessoas os admirando que bastavam dizer, que lindo e pronto, acabavam ganhando a tela. Todos, todos os meus amigos pessoais tem uma ou mais telas minhas, no entanto, um dia, meu amor me perguntou se eu queria me profissionalizar ou se queria fazer arte por hobby apenas, e eu respondi que queria ser profissional....ele me orientou então para não presentear mais, cobrar menos se for o caso de grandes amigos, mas não dar mais.. homens tem mais cabeça para negócios... pois, foi o comportamento que assumi, claro que muitos deixaram de comentar ou de agradar , porque perceberam que não doava mais minha arte, mas com o tempo fui conquistando respeito pelo meu profissionalismo e hoje, depois de 10 anos no exercício, percebo que sou requisitada sempre que há oportunidade e continuam meus amigos, e hoje, muitos deles clientes.

25 - COMO VENDER NOSSOS PRODUTOS
Este e um assunto polêmico, todas nos adoramos produzir, mas vender, ai ai, um problema. A gente tem vergonha, não sabe por preço ou nem sabe onde apresentar. Eu também tenho estes mesmos problemas até hoje, mas não da para ser profissional, se a gente amarelar, tem de criar coragem e correr atrás. Ninguém nasce sabendo, algumas experiências de amigos, podem nos servir, ou pra se fazer igual ou como exemplo de erros, que não devemos repetir.
Aqui vão algumas idéias, algumas até já mencionei anteriormente:
- primeiro tem de catalogar tudo, etiquetar, ter em mãos material para embalar, cartão pessoal com telefone, endereço e/ou e-mail de contato.
- se ainda não possuir catálogo, pode vender primeiro para amigas, vizinhas e parentes. Deixe correr de boca em boca. Pode marcar um chá da tarde, um breakfest com a galera para papear e aproveita e convida para que venham ver seus lindos trabalhos, feitos com amor, sem compromisso. Tenho certeza que alguma delas não vai resistir e comprar
- se inscreva em feiras de artesanato local e participe, tem de botar a cara na rua e seus produtos claro, senão ninguém toma conhecimento do que você faz com tanto empenho.
- pode deixar em lojas, para se vender, em consignação, marca data para retirada, se a pessoa da loja vender, te avisa e você passa para retirar o dinheiro ou então deixa para saber no final do prazo que deu, saber se conseguiu vender , mas lembre-se, não deixe as peças por um longo tempo não, senão acaba caindo no esquecimento da vendedora. Eu recomendo no máximo dum mês. Pode, se quiser e achar que foi um ponto legal de vendas, trocar as peças não vendidas por outras, assim estará sempre renovando e mostrando a diversidade do que faz.
- se o seu produto puder ser direcionado a datas comemorativas melhor. Avaliem o tipo de produtos que estiver montando, produza kits e ofereça às mães amigas na porta da escola, isso vai passar de boca em boca, e ainda é a melhor forma de divulgar nossos produtos artesanais , de uma forma mais simples e direta.
- se já possui catalogo com fotos dos produtos, mostre para lojas de shoppings, no cabelereiro, leve consigo e sempre que tiver oportunidade mostre. Tem de ser cara de pau mesmo e ficar de antenas ligadas para perceber a hora ideal pra entrar no assunto e não ser intrometida. Vocês saberão a hora certa para isso e se errarem, pode ter certeza que irão perceber rapidinho, pela cara feia que receberão de volta, mas não desanimem, apenas se desculpem e tomem mais cuidado quando abordar novamente.
- vendas virtuais também são legais, mas lembrem-se de não enchovalhar as amigas com seus produtos, elegância acima de tudo, as vezes, pela euforia, acabamos nos precipitando, eu também já fiz isso, mas recebi alguns toques de pessoas que gostam de mim , que me ajudou a perceber algumas falhas neste processo. Para tanto, para estas vendas virtuais, é preciso criar um álbum de fotos, um fotoblog, seja lá como for, publicá-las, para que possa repassar o endereço e convidar supostos clientes a visitação.
VENDAS PELA REDE, ENVIO CORREIO
Apesar de ter muita gente bem intencionada, isso não é regra geral. Primeiro certifique-se que a pessoa que pediu as peças é idônea, pedindo seu CPF e consultando na rede. Outra opção é pedir o pagamento adiantado, sob depósito bancário, assim certifica-se que o dinheiro caiu na sua conta e pode enviar com tranqüilidade.

26 - SEJA FIRME E CONVICTA
Tenha consciência do que quer para você, abaixar a cabeça a vida inteira, ou cantar de galo de vez em quando.
Humildade cabe em qualquer ocasião, no entanto, profissionalmente, é importante que sejam firmes, mesmo que estejam precisando demais do dinheiro da encomenda. Não vacilar, não perder o rebolado, nem abaixar o preço demais para não se desvalorizar, senão, como meu marido me disse um dia, não prostitua seu trabalho, você custa muito pra constituí-lo, arrumar grana para o material e horas se descabelando, ...

27 - CONVENÇA SEU FUTURO CLIENTE
Convença-o sobre sua capacidade, mas não minta, não prometa o que não for capaz. Pode sim, ir um pouco mais além, mas não exagere, auto confiança demais atrapalha também.
Não compre sua confiança, pois eles podem começar como clientes e se tornarem amigos e são deles que a gente precisa, dos amigos...

28 - OLHOS SÃO ESPELHOS DA ALMA
Através do seu olhar é que as pessoas podem realmente te conhecer. Olhe portanto, nos olhos da pessoa, mostre que tem coragem, porque não sei se já perceberam como a gente foge de olhar para dentro. As vezes conversamos horas com uma pessoa e de repente os olhos se cruzam, seja lá com quem for, dá até um arrepio....isso é pura energia. Então, façam do seu encontro, da sua visita, do seu recebimento em casa, no atelier, em feiras, seja lá onde for, algo mágico, verdadeiro, pois olhando nos olhos, saberá se a pessoa é digna de confiança e ela saberá de você. Aprenda primeiro a confiar, depois desconfiar, mas vê lá se não mete o pé pelas mãos, lindos olhos verdes são admiráveis, mas podem ser também traiçoeiros...

29 - SEJA CAPRICHOSA
Não tenha pressa de entregar a encomenda, procure trabalhar com tranquilidade e confiança. Cumprindo prazos sim, mas sem estresse, senão essa energia vai passar para os trabalhos e não vai ser legal. Capriche bem, dê o melhor de você e se terminar e não gostar, peça a opinião de outra pessoa próxima, pois a gente mesma, as vezes é muito crítica e encontramos muitos defeitos em tudo.
Só envia a encomenda quando se sentir segura de que deu o melhor de você. Vai se sentir muito bem, com uma deliciosa sensação de dever cumprido.

30 - SE SUPERANDO
Mesmo que acredite ter dado o melhor de você numa entrega anterior, na próxima procure melhorar, alcançar limites ainda inatingíveis. A princípio pode parecer impossível e vai pensar: - Mas fiz o melhor que pude!. Aí que você se engana, a gente sempre pode melhorar e quando conseguir, vai perceber que o que estava perfeito, podia ficar melhor ainda.

31 - INDIQUE AMIGAS
Se você recebeu um pedido para o qual não pode atender, lembre-se de indicar amigas do ramo. Sei que devem conhecer muita gente e é bem legal poder indicar uma profissional que poderá um dia, também indicar você. No mundo, o que vale é o que plantamos, pois a colheita é surpreendentemente divina.

32 - COMO ADMINISTRAR A GRANA
Eu particularmente não sei guardar dinheiro, é verdade, sempre tenho coisas para comprar, então nunca guardo, mas explico uma forma correta de procedimento, quem sabe escrevendo eu também possa cumprir...
Separem metade do dinheiro recebido por uma encomenda, por uma venda e guarde, esconda de você mesma. A outra metade você ajuda na casa ou compra materiais necessários. Não mexa no dinheiro guardado, pois com o tempo, espero que breve, vai ver que conseguirá juntar um montão e dinheiro chama dinheiro, sabiam? Quem não tem nunca aparece, quem já tem, sempre vem mais..., é impressionante como isso é verdade.

33 - SIMPATIA E EDUCAÇÃO
São dois ítens muito essenciais para a boa aceitação de seus produtos.
Não adianta nada ter peças lindas para vender, mas fazer cara feia, de noite mau dormida. Assim vocês assustam os clientes e deixam uma sensação de má vontade ou de estarem sendo enganadas. Deixem os problemas na gaveta do criado mudo, pois ele não reclama nunca...

34 - PENSAMENTO POSITIVO
Nunca sejam negativas, por mais difícil que pareçam ser os acontecimentos. Vocês alcançam aquilo que desejam, e se ficarem pensando caca, vão conseguir caca. Pensem alto, para cima e adiante sempre. Desanimar é permitido, desistir jamais.

35 - FLEXIBILIDADE
Não sejam muito radicais em suas convicções, cada cliente tem um perfil e uma disponibilidade de compra, procure se adequar às necessidades deles. Regras fechadas vão afugentar, flexibilidade de entrega, pagamento e condições gerais só vão te garantir satisfação e volta do cliente satisfeito com as gentilezas.

36 - CRENÇAS - LIMITA AS POSSIBILIDADES
Deixe sua religião e crenças espirituais um pouco de lado. Não estou dizendo para irem contra seus princípios, mas procure não abordar tal assunto com clientes. Não precisam concordar com eles, apenas se abstenham de opiniões, fujam desse assunto o mais que puderem. Política e religião não se discute.

37 - FRACASSO E SUPERAÇÃO
Muitas vezes, por maiores que sejam nossos esforços, ainda assim fracassamos nos projetos. Eu mesma criei até uma pasta específica com os projetos que não foram adiante, mas eles servem para que possa aprimorar nossos conhecimentos e tentar numa próxima tentativa, agir de forma melhor e mais acertada.

38 – PROCESSO MENTAL CRIATIVO
Se sua criatividade anda em baixa, tem de pesquisar, agir... Assistir novelas não vai te enriquecer de idéias, tem de ver revistas, visitar livrarias, exposições, feiras, ir pro mundo buscando sabedoria.
Conversar com profissionais mais experientes,acessar sites com assuntos de interesse pessoal da sua arte, tudo isso vai te ajudar a entrar num processo criativo sem fim. Meu marido diz que na minha cabeça , o que plantar nasce, porque tenho tanta criatividade que deveria engarrafar e vender.... concordo com ele, tenho mesmo, mas isso é porque não paro nunca, estou sempre conhecendo e buscando idéias.

39 – LINGUAGEM POSITIVA
Nunca sejam negativos.A negatividade assusta, inibe e afasta possíveis clientes. Cuidado com palavras, elas tem poder. Mesmo que sejam tentadas a criticar, aguenta firme e guarda suas idéias negativas para despejar com amigos,num momento de desabafo, clientes devem ser respeitados, afinal estão procurando seus produtos e merecem total respeito.

40 - ENTUSIAMO
Gente, se entusiasmem pela vida, pelo que recebem todos os dias. A vida é um presente e se temos o dom de transformar, temos a obrigação de curtir muito, sermos fãs dos nossos trabalhos. Entusiasmo pelos seus projetos é tudo amigas. É o que faz a diferença.

41 – ENERGIZANDO
Tudo que a gente faz, deve ser feito com amor, carinho e dedicação, nada por obrigação. Até aquelas encomendas chatinhas, que nos dão o maior trabalho tem de ser feita com gosto e vontade. Se somos presenteadas com o dom e com a encomenda, temos mesmo que agradecer e pedir aos céus equilíbrio, força e disposição, saúde para concretizá-la.
Quando fazem uma peça, toda a energia de vocês fica nela, então, ao terminar, um sopro de vida, depois de pronta, vai deixá-la simplesmente magnetizada. É simples, mentalize bons fluídos, feche os olhos e sopre, se achar idiota ou sua crença não permitir, apenas sua própria respiração enquanto a modela, será o bastante.

42- BONS E MAUS HÁBITOS
Só fume se a cliente ascender o cigarro primeiro, só beba se ela oferecer. Cheiros fortes, como perfumes exagerados podem incomodar e causar uma má impressão de você e consequentemente dos produtos, uma coisa leva a outra , pois a primeira impressão é que fica.
Quanto as roupas, seja elegante, não vá atender a cliente de chinelos e descabelada, mesmo que trabalhe em casa. Se a visita for inesperada, peça alguns minutinhos e cuida de seu visual,pedindo desculpas. Os clientes tem de se sentir especiais, e os são, afinal nos procuram.

43- TRABALHANDO EM EQUIPE
Delegue funções, aprenda isso. Quando a encomenda for grande e sentir que poderá complicar o prazo ou a qualidade dos produtos, peça ajuda a amigos que possam e tenham habilidade para tal, é claro ou se possível, contrate ajudantes, mas certifique-se de que realmente possam atender o pedido, seguindo suas próprias normas de qualidade.
As vezes ao tentarmos fazer tudo sozinhas, acabamos exaustas e o trabalho não termina conforme desejamos.
Trabalhar em equipe é algo que se pode aprender, ou na escola desde cedo, ou como no meu caso, depois de crescidinha, com as experiências amargas das derrotas.


44- CONHECENDO SEUS CLIENTES
Cada pessoa é de um jeito, procure conhecer seu gosto, seus hábitos, suas falas, é importante que seja franco, verdadeiro, autêntico, mas que também respeite o modo de agir de cada um. Conhecendo-os vai saber com o tempo, que tipo de trabalhos ele mais se interessa e poder oferecer-lhes novidades que tenham a ver com ele, estando assim propensa a fazer nova venda.

45- AGRADECIMENTOS
Agradeça Deus todos os dias.
Saiba que tudo que recebemos tem um propósito. Se desejos idealizados não são realizados de imediato, acreditem que tem fundamento, pois há muita coisa no universo que desconhecemos e forças que vão além do nosso conhecimento. Por isso, agradeçam todos os dias pelo que conseguiram e agradeçam também pelo que vão conseguir, mesmo que ainda nem saibam o que.
Amor com amor se paga e fé move montanhas.

46 – PROJETOS INACABADOS
Existem alguns trabalhos que não conseguimos terminar por falta de inspiração ou de técnica, então os deixamos amontoando numa prateleira, as vezes até escondendo dos nossos olhos...sei porque já fiz isso inúmeras vezes. Antes, quando era mais novinha, ficava com raiva e jogava na lata do lixo, tamanha era minha decepção, quando a mente idealizava uma coisa e as mãos produziam outra, mas aprendi a valorizar meu trabalho, a cuidar melhor do meu bolso e deixar pra mais tarde o que não dá pra resolver na hora. Mas atentem para o fato que projetos inacabados, empilhados, geram uma má energia e cada vez que se depara com eles e pensa, preciso terminar isso....vai depositando cada vez mais energias negativas, então pára de enrolação e dá um jeito de acabar, se ainda assim não gostar, vende em promoção, bem baratinho e quando fizer o próximo vai perceber que terá mais cuidado e dedicação.

47 - PEÇAS EM CONSIGNAÇÃO
É uma estratégia interessante deixar suas peças em lojas em consignação. O que significa isso, deixar lá pra ver se vende, sem que a lojista tenha a obrigação de pagar por ela. Se vender, ela fica com a comissão determinada e repassa o valor que vc designar, se não vender, ela as devolve. Mas cuidado, pois estas peças tem de ter a garantia de serem devolvidas intactas. Tenha esse cuidado ao declarar, e procurem estipular prazo não muito longo, um mês acho bem razoável, assim sua peça não fica eternamente nas prateleiras da loja. Se desejar pode trocar as peças, acordando com a dona do estabelecimento.

Repassem sempre que puderem, as informações que julgarem importantes.
Tenham todos ótimas vendas, excelente desempenho na carreira e sejam felizes.

ACHEI ESTAS DICAS DEMAIS NO BLOG: AMIGAS E O ESPELHO

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