Esse blog é uma vitrine para meus trabalhos e um mostruário para clientes e amigos.

Confecciono trabalhos em eva, gesso, biscuit, técnicas no MDF, papéis, fraldas para bebê e pintura em tecidos no geral, decoração de festas, lembrancinhas de nascimento, casamento, chá de fraldas, enfeites e decoração infantil, ajudas visuais para professores e E.B.D., Auxiliares pedagógicos e muito mais.
Todos feitos à mão, trabalhados um a um e personalizados de acordo com a necessidade dos clientes.

Para mais detalhes entre em contato pelo e-mail

Visitem também minha lojinha virtual no elo7 e no airu.
Que Deus possa abençoar cada um de vocês que admiram meu trabalho!

Seguidores

sexta-feira, 27 de maio de 2011

Tenha uma mente brilhante!!


Conheça dicas para ter mais saúde e ganhar criatividade


A criatividade está no próprio processo de formação do cérebro. As contínuas transformações do universo, mesmo antes da formação da vida animal, fazem parte disso.


Ao ser formado, o
cérebro passou a recriar a realidade e a si mesmo. Mesmo os gêmeos tornam-se diferentes em suas possibilidades por conta das interações com o ambiente.

Tais interações formam conexões cerebrais próprias do sujeito. O cérebro é o órgão que mais se modifica na relação com o ambiente. Somos originais por natureza.


Temos bilhões de neurônios, cada um com a capacidade de fazer muitas conexões com vários outros neurônios. Quatro quatrilhões de conexões foram comprovadas e matematicamente estimam-se dez quatrilhões de conexões.


Imagine isso em termos de combinações para nossa capacidade criativa e curativa!
"O EMDR e o Brainspotting têm sido cada vez mais utilizados para a potencialização da capacidade criativa de leigos e artistas".
Como o EMDR e o Brainspotting(técnicas que estimulam mecanismos de cura e criatividade do cérebro, e destacam-se pela eficiência e agilidade )possibilitam o desbloqueio das redes neuronais e a organização de novas conexões, eles têm sido cada vez mais utilizados para a potencialização da capacidade criativa de leigos e artistas: atores, escritores, designers, pintores, dançarinos, coreógrafos, cantores, músicos, compositores.

O objetivo do trabalho é estipulado pelo paciente: soltar a voz, deixar fluir ideias, ?entrar no personagem?, por exemplo. Mesmo quando a queixa do cliente não é sobre criatividade, vê-se a criação: novas perspectivas, ideias, sensações e até expressões faciais e corporais surgem.


Nas sessões seguintes, os pacientes trazem relatos de novas atitudes, muitas vezes surpreendentes pra eles mesmos. O processo de cura/criação inclui novas associações entre ideias, fusão entre imagens, reciclagem de experiências (não necessariamente traumáticas), além do aumento da comunicação entre diferentes regiões cerebrais, incluindo nossa mente inconsciente.


A criatividade "é uma atividade que utiliza todas as capacidades de processamento que possuímos" (ARTONI, 2004).


Para "uma mente brilhante", destacam-se algumas atitudes facilitadoras:
"A criatividade é necessária para nossa saúde".
- Conectar teoria e prática: entender o significado de uma ideia e disponibilizar o corpo para a concretização;
- Saber observar e discernir;
- Pensar visualmente;
- Capacidade de abstrair, teorizar;
- Reconhecer padrões e variáveis;
- Capacidade de generalizar;
- Percepção muscular, sensorial;
- Pensamento dimensional;
- Criar modelos que facilitem a experimentação;
- Brincar;
- Vivenciar diferentes culturas.
O Dr. David Grand, descobridor do Brainspotting, costuma dizer que ser criativo não significa apenas ter ideias criativas, mas sim colocar ideias criativas em prática.

Este é o grande desafio. Ele ainda diz "não existe cura sem criatividade e nem criatividade sem cura".


Considerando suas ideias,
dois pontos chamam a atenção:
1)
a criatividade é necessária para nossa saúde;
2) a criatividade e a saúde precisam ultrapassar a barreira do imaginário e superar os desafios impostos pelo real.

Tais considerações me remetem ao paradigma do Ócio Criativo explicitado por Domênico de Masi. O Ócio Criativo é a transição entre trabalho, estudo e lazer de tal maneira que os conhecimentos advindos de uma área possam ser aplicados às demais continuamente.


A divisão entre mente e cérebro, corpo e mente, trabalho e lazer, teoria e prática, micro universo e macro universo, seria vista em outra perspectiva ampliando as possibilidades de ser.


O interesse pela vida seria o foco em todos os momentos e o trânsito de informações mais saudável e criativo, construindo uma nova ética: um sentido para a vida que considere a estética da existência.


Ser criativo é relativo.Mas,na dúvida procure criar e recriar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog:

Curta o blog!!