Esse blog é uma vitrine para meus trabalhos e um mostruário para clientes e amigos.

Confecciono trabalhos em eva, gesso, biscuit, técnicas no MDF, papéis, fraldas para bebê e pintura em tecidos no geral, decoração de festas, lembrancinhas de nascimento, casamento, chá de fraldas, enfeites e decoração infantil, ajudas visuais para professores e E.B.D., Auxiliares pedagógicos e muito mais.
Todos feitos à mão, trabalhados um a um e personalizados de acordo com a necessidade dos clientes.

Para mais detalhes entre em contato pelo e-mail

Visitem também minha lojinha virtual no elo7 e no airu.
Que Deus possa abençoar cada um de vocês que admiram meu trabalho!

Seguidores

quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

dona de casa e artesã: como gerenciar seu tempo!

E algumas (ou muitas tb são mães de um ou mais pimpolhos)...
Não sei com vcs, mas pra mim tah cada vez mais difícil arrumar  ajudantes > diaristas ou mensalistas(?!). Por isso temos que nos desdobrar fazendo tudo...


Lendo alguns artigos eu me inspirei a fazer um cronograma para ajudar melhor nosso gerenciamento doméstico ( falei bonito agora neh?!).
Eu jah testei isso qdo as crianças eram menores , deu certo, as crianças entraram de férias, relaxei até que parei e pluft, até esqueci que existia a minha tabelinha...

Há quem deteste ficar presos a regras e horários...mas óh...eles ajudam pra caramba...comece devagar, pegue o jeito da coisa, e qdo menos esperar vai começar a sobrar  tempo pra vc...
Encontre seu equilíbrio.


OBSERVAÇÃO MEGA IMPORTANTE:
Aqui está como gerenciar os afazeres domésticos...quem tem ajudante pode fazer uma tb...(qdo tinha a minha, as rotinas ajudavam muito, e eu sabia sempre se naum tinha ficado nada pra trás...sabe coméquié neh...). Eu nao coloquei aqui o meu tempo com o artesanato.




Faça tudo sem arrancar os cabelos ;)

Separe umas 5 ou 4 ou horas pra casa .
Separe tempo pra você, seus artesanatos, sua familia.
Separe um tempo pra descansar, ver tv,etc...








1ªetapa
A  primeira etapa a seguir é definir quais são as tarefas que precisam ser feitas diária, semanal, mensalmente, a cada dois meses ou semestralmente, dependendo das necessidades de cada lar.

*Serviços diários


  • Limpar banheiros superficialmente.
  • Tirar o pó dos móveis.
  • Ao acordar, arrumar imediatamente as camas.
  • Lavar as louças que for sujando. Mantenha a pia limpa.
  • Tire o pó e varra a casa diariamente.
  • Recolha os lixos também diariamente.
  • Arranje um lugar para cada coisa.
  • Dobre e guarde logo as roupas que acabou de recolher, que não serão passadas.
  • Mantenha o banheiro seco e cheiroso.
  • Use aromatizantes para manter a casa com cheiro de limpeza.

Duas ou três vezes por semana


  • Lavar roupas.
  • Lavar banheiros.
  • Lavar quintal

Uma vez por semana:


  • Passar roupas.
  • Limpar geladeira.
  • Lavar garagem.
  • Limpar vidros.

A cada quinze dias:


  • Limpar despensa.
  • Limpar armários da cozinha.

Uma vez por mês:


  • Limpar guarda-roupas e janelas.
  • Limpar luminárias e ventiladores.
  • Limpar armários do banheiro.
  • Limpar quartinho do ateliê.

Uma vez a cada dois meses:


  • Lavar tapetes.
  • Lavar cortinas.
  • Lavar travesseiros e almofadas.
  • Limpar área da churrasqueira e lavanderia.

Uma vez por semestre (sábado):


  • Limpar sofá.
  • Limpar  mesas e cadeiras do quintal.
 
2ª etapa:

Segunda-feira:


  • *Serviços diários.
  • Lavar banheiros.
  • Lavar roupas.
  • Lavar tapete (uma vez a cada dois meses). Meses ímpares
  • Limpar guarda-roupas (uma vez por mês). -  2ª semana do mês
  • Limpar ................................ (uma x por mês).-3ª semana do mês


Terça-feira:


  • *Serviços diários.
  • Lavar quintal.
  • Lavar uniformes.
  • Passar roupas-uniformes.
  • Lavar travesseiros e almofadas (uma vez a cada dois meses).- meses pares.

Quarta-feira:


  • *Serviços diários.
  • Fazer bolo ou biscoitinhos.
  • Limpar geladeira.
  • Limpar luminárias e lustres (uma vez por mês). 1ª semana do mês
  • Lavar cortinas (uma vez a cada dois meses). - meses ímpares

Quinta-feira:


  • *Serviços diários.
  • Limpar vidros.
  • Limpar despensa (duas vezes por mês). -1 quinta sim , outra não
  • Limpar armários da cozinha (duas vezes por mês). -1 quinta sim , outra não


Sexta-feira:
  • *Serviços diários.
  • Lavar roupas de cama,mesa e banho.
  • Limpar armários do banheiro (uma vez por mês). 4ª semana do mês

Sábado:
  •  Fazer atividades semestrais
  •  Fazer unhas, depilação e hidratação.
  • Tempo Família –pais e filhos.

É  essencial que os outros membros da família façam a sua parte para manter o lar organizado, e toda a bagunça não fique somente sob responsabilidade da mamãe!!

Obs. Encaixar musculação e caminhada na rotina :p

 Eu não gosto dessa tabela de horários muito naum...mas quem preferir tah aí:





 
Uma ótima dica para ter uma casa limpa e arrumada é contratar uma faxineira, se você puder contrate-a uma vez por mês e você vai mantendo a casa organizada como ela deixou, se você conseguir manter assim, não vai precisar dela de novo, mas pode contratar outra vez para dar aquela caprichada, eu indico.

ah!!
Quase ia me esquecendo:
Aprenda a falar não , qdo necessário!!
Espero que ajude vcs....
um mega bjo...
Lu



3 comentários:

  1. obrigada pelas dicas,estou mesmo precisando da uma organisada nos meos horarios,tenho 3 crianças,e to quase enloquecendo pra da conta de tudo kkkkkkkkk.bjos!

    ResponderExcluir
  2. Muito bem detalhada...foi a melhor e mais simples lista q vi até hj! Obrigada por compartilhar!

    ResponderExcluir

Pesquisar neste blog:

Curta o blog!!