Esse blog é uma vitrine para meus trabalhos e um mostruário para clientes e amigos.

Confecciono trabalhos em eva, gesso, biscuit, técnicas no MDF, papéis, fraldas para bebê e pintura em tecidos no geral, decoração de festas, lembrancinhas de nascimento, casamento, chá de fraldas, enfeites e decoração infantil, ajudas visuais para professores e E.B.D., Auxiliares pedagógicos e muito mais.
Todos feitos à mão, trabalhados um a um e personalizados de acordo com a necessidade dos clientes.

Para mais detalhes entre em contato pelo e-mail

Visitem também minha lojinha virtual no elo7 e no airu.
Que Deus possa abençoar cada um de vocês que admiram meu trabalho!

Seguidores

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

Receita do Biscuit sem sal/ com sal




Ingredientes da massa:
2xícaras (chá) de amido de milho
2 xícaras (chá) de cola
2 colheres (sopa) de vaselina líquida
2 colheres (sopa) de suco de limão
1 colher (sopa) de creme para as mãos não gorduroso (sem silicone)

Você vai precisar também de:
Tigela de vidro (para massa feita no microondas) ou panela com revestimento interno anti-aderente (para massa feita no fogão)
Colher de Madeira

Modo de Preparo (no microondas):

Coloque na tigela de vidro o amido de milho, a cola e a vaselina líquida, e vá mexendo. Adicione o limão e misture com todos os ingredientes (menos o creme, que será adicionado somente no momento de sovar a massa).
Coloque a tigela no microondas e regule-o para 50 segundos, na potência máxima. Retirar a tigela do microondas e mexer bem a massa, com a colher de madeira. Depois volte ao microondas por mais 45 segundos, retire e mexa. Volte por mais 40 segundos (o tempo de cozimento poderá variar de um microondas para outro, se necessário adicione de 2 a 5 segundos)
Depois, espalhe sobre uma superfície lisa 1 colher (sopa) rasa de creme para as mãos não gorduroso (não ponha mais creme que o indicado na receita).Coloque a massa por cima, ainda quente e sove por vários minutos seguidos. A massa ficará com uma textura melhor, quanto mais você sová-la.
Coloque a massa num saco plástico ou envolva-a em filme de cozinha para que não resseque.
Depois que a massa estiver totalmente fria, trocar de saco plástico e secar a massa , pois estará molhada devido ao vapor formado durante o resfriamento.
Guarde a massa em lugar seco e fresco, não precisar ficar em geladeira, somente certifique-se de que o saco plástico está bem fechado.

Modo de Preparo (no fogão):
Coloque todos os ingredientes (menos o creme para as mãos), em uma panela anti-aderente e vá mexendo bem. A massa estará no ponto quando começar a desgrudar do fundo da panela.
Desligue o fogo e vire a massa sobre o mármore e sove bem com o creme para as mãos.

Material Mínimo Necessário :
1 Rolo para alisar a massa
1 jogo de estecas com 12 peças
Estilete
1 Tesoura
Agulha de Crochê
Boleador (ferramenta para fazer cavidades na peça) já fazem parte do conjunto de estecas

DICAS:
- Se sua massa ficar muito mole, é só fazer uma outra receita, deixando um pouco mais no microondas e misturá-la ainda quente à massa mole. Caso sua massa tenha ficado muito dura, é só fazer uma outra receita, deixar menos tempo no microondas e misturá-la ainda quente à massa que ficou muito dura.
- Nos dias mais frios a massa fica um pouco mais firme. Basta manuseá-la um pouco mais, com creme, pois o calor das mãos fará com que a massa fique bem macia.
- Troque o saco plástico que envolve a massa sempre que perceber gotas de água ou quando o saco plástico estiver com muitos resíduos de massa grudado por dentro. Isso fará que sua massa dure muito mais.
- Nunca deixe a massa exposta a correntes de ar por muito tempo, para não ressecá-la, se isto ocorrer você não terá um bom material para trabalho.
- Para a massa não ficar transparente, basta colocar 1colher (café) de óxido de zinco antes de a massa cozinhar. Se não tiver óxido de zinco (vendido em farmácias de manipulação), coloque uma pitada de tinta branca.

Para tinhgir a massa:

A tinta mais utilizada para tingir a massa do biscuit é a tinta óleo. Como ela é muito cara, o pessoal usa também a tinta para tecido.


Ferramentas utilizadas:


Massa de biscuit com sal


Material para fazer Massa de Biscuit:
500 g de farinha de trigo 1 k de sal 75 ml de cola branca 300 ml de águatinta guache de cores diversas moldes verniz marinho (impermeabilizante) bicomponente (verniz automotivo)fios de cobre pincel óleo de cozinha papel alumínio imã

Passo a Passo
Em uma vasilha grande misture a farinha de trigo e o sal, coloque a água e continue misturando. Em um copo coloque a cola complete com água e adicione na massa.
Amasse com as mãos (ela fica parecida com massa de pão) até ficar bem seca. Se sua massa ficar muito molhada não adianta acrescentar farinha. Faça outra massa mais seca e misture as duas.
Depois de pronta divida a massa em pequenas porções e faça a coloração com tinta guache. Use luvas para não manchar as mãos.

Dica Importante:


NO MICROONDAS:: Misture todos os ingredientes na tigela, com exceção do creme para mãos não gorduroso. Mexa bem até dissolver completamente o amido de milho.
Coloque a tigela no microondas e ligue-o durante 3 minutos em potência máxima. Abra o forno a cada minuto e mexa a massa com a colher de pau, para que cozinhe toda por igual. Variações na rede elétrica, diferenças no tamanho da xicara usada como medida e os diferentes modelos de fornos de microondas podem alterar o tempo de cozimento da massa. Por isso é essencial que você observe-a minuto a minuto. Se necessário, deixe-a por mais um ou dois minutos no microondas, até que esteja cozida por igual, sempre mexendo a cada minuto passado.

NO FOGÃO: Coloque todos os ingredientes na panela
 com revestimento anti-aderente 
(menos o creme para as mãos),
 misture bem para dissolver o amido de milho.
 Leve ao fogo brando e mexa bem com a colher 
de pau até que a massa forme uma bola e se
solte do fundo e das laterais. Evite deixar que 
as sobras que costumam ficar na borda da panela 
se incorporem à massa. Depois de pronta coloque 
a massa numa superfície (tampo de mármore, pedra)
 untada com o creme para as mãos e sove-a por vários minutos, 
ainda quente até ficar macia. Quando a massa estiver totalmente
fria acondicione-a num saco plástico
 (ou envolva-a em filme plástico) bem fechado para não ressecar.
Assim que a massa estiver cozida, espalhe o creme para mãos 
não gorduroso (apenas 1 colher de sopa, como indica a receita)
 sobre uma superfície de pedra ou de mármore, e despeje a massa,
 ainda quente. Quanto mais quente a massa estiver ao ser
 sovada, melhor o resultado. Sove a massa por vários minutos seguidos.
Na verdade, quanto mais você sovar, melhor ela ficará para trabalhar.
 Quando a massa estiver bem sovada, faça um rolo, evitando assim
 a formação de bolhas de ar. Coloque a massa num saquinho
 plástico bem fechado ou envolva-a em filme plástico de cozinha,
 para evitar que resseque.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Pesquisar neste blog:

Curta o blog!!